Centro Especializado em Reabilitação

CER III

O CER é um serviço de atenção ambulatorial especializada, de abrangência regional e acesso regulado, que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de Tecnologia Assistiva, constituindo-se em referência para a Rede de Atenção à Saúde (RAS) no território. Ou seja, é um serviço que deve, obrigatoriamente, oferecer cuidado que vai desde o diagnóstico até a reabilitação, abrangendo todas as etapas do processo de habilitação / reabilitação das pessoas com deficiência.
 

Os atendimentos ofertados no CER deverão ocorrer de forma articulada e compartilhada com os outros pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio do Projeto Terapêutico Singular (PTS), elaborado de forma compartilhada entre a equipe multiprofissional, o usuário e sua família, quando couber, com base na avaliação biopsicossocial. Além disso, os atendimentos deverão ocorrer de forma conjunta e coordenada com os setores locais da proteção social, educação, esporte, cultura, entre outros, para fortalecimento da autonomia, independência, inclusão e participação social das pessoas com deficiência, conforme preconiza a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência (PNAISPD).
 

Objetivo Central:

Promover autonomia funcional e inclusão social por meio de terapias multidisciplinares personalizadas.

 

Abrangência:

Atendemos 9 municípios do Amazonas, incluindo Manaus, Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo.

 

Diferenciais:
  • Equipe Multiprofissional especializada (Fisioterapia, Fonoaudiologia, Neurologia, Psicologia e outras);
  • Selo de Qualificação Profissionalem Intervenção Precoce (Modelo Denver);
  • Tecnologias assistivas e protocolos atualizados.
     
Dinâmica de atendimento:

1. Acolhimento do usuário → 2. Avaliação inicial  → 3. Diagnóstico → 4. Construção de Projeto Terapêutico Individual (PTS) → 5. Atendimento especializado – Reabilitação / Habilitação → 6. Avaliação para Alta  → 7. Alta Qualificada  →  8. Orientações aos cuidadores e apoio a famílias  → 9. Promoção de reuniões periódicas de equipe  → 10. Registro em prontuário único  → 11. Articulação com redes de cuidados  → 12. Articulação intersetorial  → 13. Matriciamento.